ACESSO CLIENTE »

Notícias »

Dívida externa deve superar reservas pela 1ª vez desde 2007

Boletim do banco Credit Suisse indica que a projeção para as reservas neste ano é de U$$ 367 bilhões e para a dívida, de U$$368 bilhões.


Pela primeira vez desde 2007, a dívida externa brasileira poderá superar as reservas internacionais do país. Um boletim do banco Credit Suisse indica que a projeção para as reservas neste ano é de 367 bilhões de dólares, e para a dívida, de 368 bilhões de dólares. Nos últimos anos, a dívida externa brasileira tem avançado mais pela tomada de empréstimo das empresas. Em 2002, o montante devido pelas diferentes esferas de governos (110 bilhões de dólares) e pelas companhias (100 bilhões de dólares) era praticamente o mesmo. Neste ano, essa relação será de 95 bilhões de dólares e 273 bilhões de dólares, respectivamente.

O avanço da dívida privada pode ser explicado em parte pelo fato de o custo de captação para as grandes empresas ser mais vantajoso no exterior em alguns casos. "Um outro aspecto importante é o acesso às linhas de mais longo prazo obtidas apenas no exterior", diz Otto Nogami, professor do Insper.

Já o aumento da dívida externa do setor público - embora tenha variado pouco - pode ser explicado pelos empréstimos tomados pelos governos em organismos multilaterais como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de obras.

Na avaliação de Nogami, o ajuste fiscal em andamento pode levar o setor público a buscar mais recursos nessas instituições. "Como a necessidade de obras de infraestrutura se tornam maiores, a tomada de recursos via esses organismos pode ser uma das únicas alternativas para os governos executarem os projetos", afirma.

Para 2016, o Credit Suisse estima as reservas em 372 bilhões de dólares, e a dívida externa, em 393 bilhões de dólares, sendo 100 bilhões de dólares do setor público e 293 bilhões de dólares do setor privado.

Fonte: Veja.com

Publicada em: 26/06/2015 14:13

Rua Dona Francisca, 8.300, Bloco L, Sala 20
Distrito Industrial, Joinville SC. Veja no mapa»

Fale Conosco:
47 3028-7574

Facebook Twitter Linkedin