ACESSO CLIENTE »

Notícias »

Quatro em cada dez brasileiros vivem acima do seu padrão financeiro

imagem da noticia

Mesmo em tempos de aperto e de juros altos, o brasileiro continua gastando mais do que pode. Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 40% dos brasileiros vivem acima do padrão de vida financeiro adequado à sua realidade.

Entram nessa lista os que fecharam as contas nos últimos seis meses sem nenhuma sobra de dinheiro ou os que já estão no vermelho, explicou o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, em nota. A pesquisa, que foi realizada entre os dias 3 e 6 de agosto pela internet, reuniu o depoimento de 623 pessoas com renda superior a dois salários mínimos.

O estudo também buscou traçar um perfil do brasileiro que acaba o mês sem conseguir economizar um tostão: cerca de 60% são mulheres, 49% são casados, 46% pertencem à classe C, e 33% têm entre 25 e 34 anos.

Quase todos os entrevistados (92%) relataram enfrentar mais dificuldades para melhorar o seu padrão de vida no momento atual, porque "está tudo mais caro". Entre os motivos apontados, estão a queda na renda (36%), despesas com filhos e outras que não podem abrem mão (28%), e a insegurança com a estabilidade do emprego (26%). "Boa parte das causas citadas pelos entrevistados podem ser atribuídas à crise econômica que estamos passando", diz o economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Os principais gastos que extrapolam o orçamento citados pelos entrevistados são as compras de supermercado (59%), gastos com refeições para receber amigos e parentes em casa (50%), roupas e calçados (49%) e bares e restaurantes (43%).


Fonte: Veja.com

Publicada em: 18/09/2015 08:31

Rua Dona Francisca, 8.300, Bloco L, Sala 20
Distrito Industrial, Joinville SC. Veja no mapa»

Fale Conosco:
47 3028-7574

Facebook Twitter Linkedin