ACESSO CLIENTE »

Notícias »

Cinco dicas para tirar a sua empresa do vermelho

imagem da noticia

Em tempos de instabilidade, manter o caixa no azul tem sido um desafio para a maioria das empresas. Com as contas aumentando e o lucro indo na direção inversa é preciso ter disciplina para manter o equilíbrio e continuar garantindo seu espaço no mercado. Mas, segundo especialistas, alinhar essa equação pode ser mais simples do que se imagina. Algumas atitudes práticas podem ajudar a controlar os gastos e salvar a empresa da crise. “Os períodos mais turbulentos são os melhores para estudar o mercado e enxergar novas oportunidades. É preciso ter a mente aberta e ficar atento para não deixar uma boa chance passar”, afirma Sulivan França, especialista em liderança e gestão de pessoas.

Confira cinco dicas do expert para enfrentar as dificuldades e sair do vermelho:

1. Entenda a situação da companhia
"Antes de tomar qualquer atitude estude, estude muito! Saiba quais são as contas que você precisa arcar mensalmente, avalie o fluxo de caixa, calcule a diferença entre o que entra e o que sai. Só com esses dados em mãos você vai conseguir dar um passo acertado para controlar gastos e investir no que é realmente necessário", explica França.

2. Trace metas que possa cumprir
Para Sulivan, uma vez entendido o cenário da empresa é a hora de começar a traçar o planejamento futuro. "Onde você quer ver sua companhia em cinco ou dez anos? Responda a essas perguntas de modo sincero e comece a pensar quais as atitudes serão necessárias para atingir esses objetivos".

3. Não desista no meio do caminho
"Ninguém disse que superar as dificuldades é fácil e, às vezes, os planos podem não sair como gostaríamos. Mas isso não deve ser visto como um impeditivo. Se não estiver dando certo, reveja as metas e comece de novo. O importante é não desistir", afirma França.

4. Pense no pós-crise
Além das metas para enfrentar o período de dificuldades, Sulivan França explica que é preciso já definir também o caminho que será seguido após a empresa sair do vermelho. "Não adianta achar a saída e depois jogar tudo para o alto quando a companhia estiver bem. É preciso manter uma constância para não voltar a cair nas mesmas armadilhas".

5. Aproveite o momento
"É importante enxergar a situação por um prisma mais abrangente e buscar investir em metas que abram novos caminhos. Uma empresa que sobrevive a crise pode sair muito mais forte dela se souber aproveitar as chances que aparecem", finaliza o especialista.

Sulivan França, presidente da SLAC Coaching

Fonte: Informoney.com


Publicada em: 26/10/2015 08:52

Rua Dona Francisca, 8.300, Bloco L, Sala 20
Distrito Industrial, Joinville SC. Veja no mapa»

Fale Conosco:
47 3028-7574

Facebook Twitter Linkedin